2/01/2013

Importância da Mastigação:


Um dos passos mais importantes da reeducação alimentar é a mastigação. Mas porque mastigar corretamente?
Podemos dizer que o processo digestivo tem início na boca. O alimento vai ser triturado em pequenos pedaços pelos dentes e misturado à saliva. Na saliva existe uma enzima, que é responsável por iniciar a digestão dos carboidratos.

Da boca o alimento, que deve estar bem triturado, passa pelo esôfago e chega ao estômago, onde vai sofrer a ação do ácido clorídrico e enzimas digestivas.
Próximo passo é a chegada no intestino. Esse órgão pode ser considerado nosso segundo cérebro, pois tudo acontece lá. Existem diversas bactérias que vivem no intestino e que precisam estar em equilíbrio e harmonia. Essas bactérias formam a microbiota intestinal.

Quando temos o péssimo hábito da rápida mastigação…
Os dentes não trituram bem os alimentos, a saliva não vai agir adequadamente e a enzima existente na saliva não vai realizar corretamente sua função na digestão dos carboidratos.
Chegam pedaços grandes de alimentos no estômago, este não tem dentes e vai ter que aumentar o seu trabalho para continuar com o processo de digestão. Podendo levar a pirose (azia), empachamento, dor e desconforto abdominal, fermentação, gases e até mesmo favorecendo o aparecimento da gastrite.

Continuando a trajetória…
Moléculas grandes de alimentos chegam ao intestino, causando um desequilíbrio na microbiota intestinal, podendo levar ao aparecimento de doenças.

Quando nos alimentamos, após 20 minutos são liberadas substâncias que vão até o cérebro dizer que o organismo já está recebendo nutrientes e agem no centro da saciedade. Aí o cérebro avisa para o organismo que está saciado e satisfeito. Interrompendo a necessidade da ingestão alimentar.

Agora está mais fácil mastigar bem os alimentos…
Não tem um número exato de mastigações, mas o alimento só deverá ser engolido quando estiver pastoso ou líquido.
A mastigação correta exige treino e atenção, mas é algo que deverá ser incorporado a rotina do individuo para sempre.

Fonte: RGNutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário