4/18/2013

Batata Doce

A batata-doce é a fonte de carboidrato predileto dos praticantes de musculação¸ especialmente dos fisioculturistas. Está sempre presente no cardápio da maioria dos campeões¸ principalmente na fase mais específica da preparação, A batata doce é um carboidrato complexo de médio índice glicêmico, o que fornece energia gradativamente para as atividades biológicas do corpo e também para o bom desempenho não só dentro da academia, mas no dia-a-dia. Além disso, é rica em fibras, ajudando a flora intestinal a funcionar corretamente e, rica em vitaminas do complexo B que são otimizadores de sínteses proteicas, lipídicas e energéticas em geral.
A batata doce ( Ipomoea batatas) é a raiz de uma planta rasteira¸ nativa do continente americano¸ que cresce sem exigir cuidados especiais para o cultivo. No Brasil¸ existem quatro tipos de batata doce¸ que são classificados de acordo com a cor da polpa: batata-branca¸ também conhecida como angola ou terra-nova¸ que tem a polpa bem seca e não muito doce; batata-amarela¸ parecida com a anterior¸ mas de sabor mais doce; batata-roxa¸ com casca e polpa dessa cor¸ é a mais apreciada por seu sabor e aroma agradáveis¸ sendo ótima para o preparo de doces; e¸ batata-doce-avermelhada¸ conhecida no nordeste do Brasil como coração-magoado¸ tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.

O grande sucesso da batata-doce em uma dieta é devido em grande parte a seu índice glicêmico. Este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sanguíneos de glicose¸ sendo que quanto mais baixo¸ melhor (exceto em algumas situações específicas¸ tal como imediatamente após um treinamento). Em relação à glicose¸ o índice glicêmico da batata doce é considerado baixo se for comparado ao arroz branco ou pão branco. Isto a torna ideal para ser consumida como fonte de carboidratos durante o dia¸ e principalmente¸ entre 1 e 2 horas antes da musculação.
A batata-doce possui um índice glicêmico menor do que a batata-inglesa e também é mais rica em ferro, vitamina A, fibras e possui 5 vezes mais cálcio do que a batata-inglesa.
Vale ressaltar que a inclusão da batata-doce na dieta¸ assim como de qualquer outro alimento¸ depende de vários fatores. A dieta deve possuir o adequado equilíbrio entre os nutrientes¸ pois de nada adianta utilizarmos uma ótima fonte de carboidratos¸ se os demais nutrientes da dieta não estiverem presentes com a mesma harmonia. Consulte sempre seu nutricionista!

BATATA DOCE CROCANTE
Ingredientes:
  • 2 batatas-doces descascadas
  • 2 colheres de chá de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de pimenta caiene
  • 2 colheres de chá de páprica
  • 1/2 colher de chá de sal
Mode De Fazer:
Aqueça o forno a 205°C. Corte as batatas em formato de batata-frita. Em uma tigela, misture a batata com os demais ingredientes. Coloque em uma forma para assar e deixe no forno de 35 à 45 minutos, ou até ficarem douradas por fora. 
Rendimento: 4 Porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário