5/05/2013

Alimentos que auxiliam no cuidado com a pele na gestação

Texto cedido por:

Dra. Deiziane Oliveski - Ginecologia e Obstetrícia

Consultório Médico - Ginecologia e Obstetrícia  - Endereço: Centro Vida Saúde - Avenida Tristão Monteiro, 580 - Tramandaí, RS. Telefone (51) 3661.5991

A gravidez é um período de alterações significativas e complexas no organismo, a maioria devido à produção de proteínas e hormônios durante a gravidez. Os hormônios são responsáveis pela maioria das modificações ocorridas na pele durante a gravidez, ajudando também a manter a espessura da pele e sua hidratação.
Para manter a pele da grávida bonita e viçosa, uma dieta equilibrada é primordial. Assim, é importante aumentar o consumo de:
- Alimentos Integrais, que favorecem a digestão, eliminando toxinas;
- "Boas Gorduras", como azeite extra-virgem, semente de linhaça, etc.
- Frutas antioxidantes, como maçã, laranja, e frutas vermelhas em geral;
-Folhas Verdes e Legumes ricos em vitaminas A, C e E, que combatem o envelhecimento precoce.

Vitamina A
A vitamina A não apenas auxilia na integridade da pele e das mucosas do bebê, mas também na visão e no sistema imunológico. Pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como fígado, gema, leite e derivados; além dos vegetais folhosos verde-escuros e nas frutas e hortaliças amarelo-alaranjadas.
Complexo B
Ainda o fígado, cogumelos, milho, abacate, carne de galinha e, novamente, nos ovos, leite e vegetais são ricos em vitamina B5, do famoso complexo B. Ela age por dentro e, ao ser absorvida, estimula a regeneração natural da pele, deixando-a nutrida e fortalecida.
Vitamina E
A Vitamina E, por sua vez, fornece proteção às membranas celulares contra a deterioração dos radicais livres. É encontrada no óleo de milho, de soja, de girassol, bem como no gérmen de trigo, nas amêndoas e avelãs.
E não esqueça! Além de todos os alimentos "amigos da pele", uma simples e excelente dica é: beba muita água! Estima-se que o ideal é beber cerca de 10 copos de água por dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário