5/19/2013

Capim Limão - Benefícios


Essa erva medicinal é uma das mais usadas, para diversas aplicações e é conhecida por diferentes nomes, como por exemplo: capim-limão, santocapim, falsa-erva-cidreira, grama-cidreira, chá-do-gabão, cidrilho, chá-de-príncipe, capim-de-estrada, capim-de-cheiro, citronela-de-java, cheiroso, marinho, dentre outros inúmeros nomes.
A erva atua como um calmante natural, amenizando os sintomas da insônia, nervosismo e ansiedade. Ela também possui função espamolítica, sendo indicada para o tratamento das cólicas. Além disso, é analgésica, aliviando dores e febre.

Propriedades Medicinais 
Como vemos, o capim santo é rico em propriedades medicinais. A forma mais tradicional de se consumir a erva são os chás, preparados com as folhas e água quente. O óleo extraído do capim também pode ser utilizado em massagens e compressas. Outro forma comum é o preparo de sucos, batendo a erva juntamente com frutas ou verduras.
Indicações:
Para tratamento da insônia e da ansiedade, a ANVISA recomenda o consumo do chá de capim santo de 2 a 3 vezes por dia. A mesma receita também pode ser utilizada para problemas digestivos. A erva também é indicada para aumentar a produção de leite durante o período de amamentação.  O capim santo também pode ser utilizado nas dietas de emagrecimento, devido à sua função desintoxicante. Nesses casos, pode-se optar pelo chá ou pelo suco preparado com a planta.

Um comentário: