1/19/2014

Sinergia Contra Ansiedade


Há uma série de alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo porque estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia – entre os quais serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina.
O mais estudado neurotransmissor é a serotonina. Sua produção pode ser aumentada com o consumo de alimentos ricos em triptofano, um aminoácido, e carboidratos de boa qualidade É por isso que quando alguém está chateado e como um doce tem a sensação de que melhorou.
Na Inglaterra, o estudo Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor) revelou que mudanças no que comemos podem ser positivas para a saúde mental. Cerca de 200 pessoas fizeram uma dieta recomendada e avaliaram o impacto da mudança nutricional no seu humor. A experiência mostrou que 26% tiveram uma melhora na instabilidade emocional, 24% na depressão e 26% em ataques de pânico e ansiedade. Os indivíduos estudados diminuíram o consumo de açúcar, cafeína, álcool e chocolate e aumentaram o de frutas, peixes e líquidos.
Uma observação importante: ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode afetar negativamente o humor. Assim, o ideal é alimentar-se seis vezes ao dia: café-da-manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. Um exemplo de cardápio saudável e ótimo para o astral é apresentado adiante.
Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/alimentos-para-o-bom-humor.aspx

Este Suco combina ingredientes ricos em triptofano, aminácido importante para a produção de serotonina que é essencial para melhora da ansiedade e humor, ajudando no controle do apetite e consequentemente na perda de peso:
Ingredientes:
1 copo de água de coco
2 c. de sopa de goji berry em passas
Suco de 1 limao
2 c. de sopa de Biomassa de Banana Verde
1 pitada de gengibre em pó
3 c. de sopa de açai
Bater todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos servir com gelo. 

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