5/31/2014

Esprilulina ou Spirlulina - Benefícios



Spirulina é normalmente chamada de alga, mas na realidade é uma cianobactéria, que realiza a fotossíntese como as plantas. Ela já tem algum uso e reconhecimento para o tratamento de obesidade. A spirulina é rica em aminoácidos livres, incluindo a fenilalanina, que atuam no centro da fome no hipotálamo, assim, este fitoterápico proporciona saciedade.
 É interessante por ser rica em proteínas, importante para a reparação de tecidos, ferro, que atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. Também carrega cálcio, importante para a manutenção de ossos, dentes e unhas e tem ação antioxidante.
As propriedades antioxidantes da spirulina têm atraído a atenção de pesquisadores recentemente, pois além de combater o envelhecimento precoce auxilia na prevenção/tratamento de diversas doenças.  Estudos demonstram que a spirulina por apresentar vários nutrientes antioxidantes como a clorofila, a vitamina A, os carotenóides, a zeaxantina e a ficocianina, é capaz de inibir a peroxidação lipídica, que desencadeia a formação de placas de ateroma e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
 Estudos sugerem ainda que a ficocianina, pigmento azulado de potente ação antioxidante, está relacionado a prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas tais como a doença de Alzheimer e de Parkinson, pois são doenças que podem ser provocadas e/ou agravadas pelo estresse oxidativo, desequilíbrio entre a quantidade de radicais livres, que induzem lesões nas células e de antioxidantes que neutralizam estas moléculas. 
 A spirulina possui ainda boa quantidade de carotenóides e vitamina A, associados com a prevenção do câncer, pois apresentam capacidade de controlar a diferenciação e a proliferação celulares nos epitélios, uma diferenciação inadequada das células pode levar a uma mutação e promover a iniciação de tumores.  
 A zeaxantina está associada, principalmente, com a saúde ocular, pois atua na prevenção do desenvolvimento de cataratas e da degeneração macular.  
A clorofila, pigmento verde, que também apresenta ação antioxidante. Auxilia no retardo do envelhecimento precoce, pois combate os radicais livres que degeneram as nossas células e ainda auxilia no processo de desintoxicação de nosso organismo, pois potencializa a eliminação de substâncias tóxicas de nosso organismo.como ganhar dinheiro adsense
Pessoas com doenças intestinais devem tomar cuidado com o consumo da spirulina. Quando ingerida sem a orientação correta de um profissional da área da saúde, o fitoterápico pode causar dor e distensão abdominal, náuseas, vômitos, astenia e sede excessiva. Por isto, converse sempre com seu nutricionista antes de usar qualquer produto suplemento alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário