10/01/2014

Whey Protein : Entendendo um pouco mais

O soro do leite, também conhecido como porção aquosa do leite, é extraído durante o processo de fabricação de queijos e suas proteínas são conhecidas como whey protein.
As proteínas do soro do leite possuem alto valor nutricional, contendo elevado teor de aminoácidos essenciais, especial-mente os de cadeia ramificada, além de elevado teor de cálcio. Também apresentam peptídeos bioativos que conferem a essas proteínas diferentes propriedades funcionais, atuando como agentes antimicrobianos, antihipertensivos, antioxidantes, hipocolesterolêmicos e reguladores da função imune.
As proteínas do soro de leite são altamente digeríveis e rapidamente absorvidas pelo organismo, elas estimulam a síntese de proteínas sanguíneas e teciduais a tal ponto que alguns pesquisadores classificaram-nas como proteínas de metabolização rápida (fast metabolizing proteins), muito adequadas para situações de estresse metabólico em que a reposição de proteínas no organismo se torna emergencial.
A utilização das proteínas do soro do leite na forma de concentrados e isolados protéicos evidenciam propriedades muito favoráveis à saúde no sentido de diminuir o risco de doenças infecciosas e também o risco de doenças crônicas e/ou degenerativas.
Pesquisas realizadas demonstraram as propriedades das proteínas do soro de leite no estímulo do sistema imunológico, na proteção contra vários tipos de câncer, particularmente de cólon, e na proteção da mucosa gástrica contra agressão por agentes ulcerogênicos, contra microrganismos patogênicos e contra alguns tipos de vírus como o HIV e o vírus da hepatite C. Além disso, as proteínas do soro de leite bovino podem atuar de várias outras formas, protegendo o sistema circulatório e cardíaco e contribuindo, desta forma, para a diminuição dos riscos de patologias cardiovasculares.
Pesquisas também demonstram a grande aplicabilidade das proteínas do soro do leite no esporte, com efeitos sobre a síntese proteica muscular esquelética, redução da gordura corporal, assim como na modulação da adiposidade e na melhora do desempenho físico.
Existem diversos tipos de Whey Protein, converse com seu Nutricionista sobre o uso no seu caso, tipos, momentos e dosagem ideais.
(Fonte: www.nutritotal.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário