11/06/2014

Xilitol - Substituto do Açucar com Benefícios a Saúde

O xilitol é produzido a partir da hemicelulosexylan e de outras madeiras de várias árvores. Além disso, o corpo humano também produz cerca de 5 a 15 g de xilitol por dia durante o metabolismo natural de carboidratos. Ele possui 40% menos calorias em relação ao açúcar.
Os benefícios não param por aí. O adoçante xilitol contém propriedades bastante particulares que conferem a ele diversos pontos positivos.
Por ser anticariogênico, ele tem o poder de inibir o crescimento de bactérias, reduzindo a formação de cáries. As bactérias não conseguem metabolizar o xilitol, e nessa tentativa, mesmo gastando muita energia, acabam intoxicadas e não se desenvolvem.
Uma segunda característica relevante do xilitol é ser independente do hormônio insulina, por isso bem tolerado por diabéticos. Absorvido lentamente, ele não causa alterações rápidas nos níveis de glicose no sangue. Além disso, a glicose formada a partir de seu metabolismo não é diretamente liberada na corrente sanguínea.
Outra aplicação está no uso dele para o tratamento contra a osteoporose. Estudos realizados com ratos mostraram que o adoçante contribui para o aumento da massa óssea e das propriedades biomecânicas dos ossos. Os ganhos são atribuídos à absorção de cálcio pelo intestino, facilitando a passagem do sangue aos ossos, estimulada pelo xilitol.
Tem baixa caloria, 1 colher de chá tem cerca de 9 cal contra 15 cal do açúcar de cana.
Pode apresentar em algumas pessoas feito laxativo, use sempre conforme orientação do seu Nutricionista.
Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/produtos/xilitol-conheca-beneficios-deste-adocante-natural/