2/08/2016

Trigo Verde : Freekeh - Benefícios:


Também conhecido como trigo verde, é um grão que vem incorporando pratos de chefs na gastronomia internacional. Muito conhecido na culinária árabe, é comumente utilizado como acompanhamento de frango. O que diferencia esse trigo é o valor nutricional. É uma boa fonte de proteínas, podendo ser um bom cereal para compor refeição de vegetarianos, sendo também uma excelente fonte de fibras.
O grão oferece também micronutrientes como zinco, ferro, potássio, magnésio e cálcio. Como a colheita do trigo é feita com a semente ainda verde, isso resulta na valorização do conteúdo nutricional. Uma pesquisa concluída em 2003 e publicada no Journal of Agricultural and food chemistry pelos pesquisadores Humphries, J.M. e Khachik, F. concluiu que o trigo verde freekeh importado da Austrália tinha concentração maior de luteína e zeaxantina comparado com outras fontes de trigo e massas estudadas na pesquisa.
Luteína e zeaxantina são importantes carotenóides, que têm importante papel na saúde ocular. Assim, indivíduos com histórico familiar de degeneração macular são beneficiados com uma dieta rica nesses carotenóides.
De forma geral, os vegetais de coloração verde têm a maior concentração de luteína, já a zeaxantina está presente nos vegetais e frutas de coloração amarelo e alaranjado. Dessa forma, a oferta de luteína de zeaxantina do freekeh será menor se compararmos com hortaliças e frutas. O trigo é um cereal com perfil nutricional bem interessante e poderá compor o cardápio, entrando como substituto de outros cereais da refeição.
Onde encontrar? É possível encontrar com mais facilidade em lojas de produtos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário