Receitas De Saladas

Salada de folhas com legumes e morango Ingredientes:
1 cebola média
1/2 brócolis pequeno
1 cenoura média
4 folhas de alface lisa
8 folhas de rúcula
8 morangos médios
8 tomates-cereja
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto
molho de alho
5 colheres (sopa) de creme de leite
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
sal a gosto
Modo de Preparo:
Descasque a cebola, lave-a e corte em gomos. Coloque em uma tigela e cubra com água gelada. Adicione algumas pedras de gelo e deixe descansar dentro da geladeira por 15 minutos. Limpe o brócolis, retire os talos mais duros e pique-os. Em uma panela, ferva 1,5 litro de água e cozinhe por 10 minutos, ou até ficarem "al dente". Retire do fogo, escorra e passe os brócolis na água fria. Escorra e reserve. Lave a cenoura, raspe a casca e lave novamente. Corte em palitos e reserve. Lave as folhas de alface e de rúcula sob água corrente e deixe escorrer. Lave os morangos, retire os pedúnculos e reserve. Lave os tomates e seque-os com toalha de papel. Reserve. Escorra a água da cebola. Disponha em uma saladeira as folhas, a cebola, o brócolis, a cenoura, os morangos e os tomates. Salpique com sal e regue com o azeite de oliva. Sirva com torradas de pão integral. Se preferir, tempere a salada com molho cremoso de alho. Para o preparo do molho, bata no liquidificador em um minuto todos os seus ingredientes (exceto a salsinha). Transfira para uma tigela e misture duas colheres de (sopa) de salsinha picada.


Salada de feijão branco Ingredientes:
100 g de tomates-cereja cortados em gomos ou em rodelas
1 pé de chicória lavado
200 g de feijão branco em conserva
150 g de queijo fresco cortado em cubos
Molho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
Salsinha, cebolinha, manjericão fresco, manjerona fresca, picados á gosto.
1 xícara (chá) de crôutons
1 c. chá de sal
Modo de Preparo:
Disponha em duas tigelas individuais a chicória. Distribua o feijão, o tomate, o queijo e os croûtons.
Molho: à parte, em uma tigela, misture bem o iogurte, as ervas, o azeite e o sal. Regue a salada com o molho, ou sirva-o em uma molheira.

Salada de agrião, tofu, cenoura e sojaIngredientes:
1 xícara (chá) de soja
1 xícara (chá) de suco de laranja
2 folhas de louro
1/2 maço pequeno de agrião limpo
2 cenouras médias raladas
1/2 xícara (chá) de tofu em cubos pequenos
sal a gosto
limão em fatias para decorar
Modo de Preparo:
Lave a soja, coloque em uma tigela e cubra com água. Deixe de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra a água e transfira a soja para uma panela de pressão. Junte o suco de laranja, 250 ml de água e as folhas de louro. Leve ao fogo e, assim que ferver, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos, ou até os grãos ficarem macios. Retire do fogo. Tire a pressão da panela sob a água corrente. Abra a janela, escorra a água e deixe a soja esfriar. Reserve. Em uma saladeira, disponha as folhas de agrião, a soja e a cenoura. Salpique sal e distribua as fatias de limão. Sirva com molho de gengibre com laranja. Coloque em uma tigela 2 colheres (sopa) de gengibre ralado, 1/2 xícara (chá) de suco de laranja, 2 colheres (sopa) de molho de soja light, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1/2 xícara (chá) de água. Leve ao fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 7 minutos, ou até o volume se reduzir à metade. Retire do fogo, junte 2 colheres (sopa) de salsinha picada e misture. Tampe a panela e deixe repousar por 5 minutos. Sirva a salada com 1 colher (sopa) do molho.

Salada Verde de Abacate com NozesIngredientes para a salada
1 pé de alface lisa
1 abacate grande maduro
150g de nozes sem casca
1 limão
2 colheres de sopa de vinagre comum (maçã ou vinho)
Ingredientes para o molho
1 dente de alho
1/3 de xícara de azeite de oliva
4 colheres de sopa de vinagre balsâmico (aceto balsâmico)
3 colheres de sopa de vinho tinto
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1/2 colher de chá de orégano
1/2 colher de chá de sal
Modo de fazer
Sugestão: Prepare o molho primeiro para ele ir pegando gosto.
Prepare o molho: Descasque e amasse grosseiramente o alho em um pilão e passe para uma tigela menor. Depois acrescente o vinagre balsâmico, o vinho e o sal e misture bem até dissolver o sal. Depois junte a pimenta do reino moída, o orégano e o azeite misturando vigorosamente todos os ingredientes com uma garfo ou um mini mixer (nesse caso o molho ficará espumante). Deixe descansar por umas 3 horas e sirva o molho separado numa molheira ou tempere a salada somente na hora de servir, caso contrário as folhas murcharão.
DICA: O aceto balsâmico é escuro, denso e muito aromático. Seu sabor forte é bem diferente dos vinagres comuns variando entre o doce e o azedo. É excelente para preparar molhos para saladas e temperar legumes e os mais envelhecidos são bem mais doces e consistentes, o que os torna excelentes para o uso em sobremesas.
Prepare as folhas: Despreze as folhas que estiverem machucadas e lave cada folha individualmente retirando toda as impurezas. Deixe de molho uns 20 minutos em uma tigela grande com água e 2 colheres de vinagre branco. Deixe as folhas secarem num escorredor ou use uma centrífuga para salada. Rasgue as folhas grandes com as mãos. Evite cortar com faca, pois os cortes ficam oxidados (com cor de ferrugem), a menos que use uma faca de cerâmica. Use as folhas menores inteiras. Reserve.
DICA: As folhas para uma salada devem secar bem depois de serem lavadas, pois caso contrário a água restante dilui o sabor do molho.
Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.
Prepare o abacate: Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Com a ajuda de um cortador de abacate, fatie as duas metades e depois com uma faca, de preferência de cerâmica, em cima de uma tábua de corte pique as fatias em pedaços menores. Coloque-as em um prato ou tigela pequena e esprema o limão por cima para evitar que o abacate escureça.
DICA: O abacate quando cortado oxida e fica com uma coloração enferrujada. Por isso é necessário passá-lo por uma solução ácida após o corte para evitar a oxidação.
Prepare as nozes: Quebre as nozes com um quebra-nozes e retire as nozes das cascas. Despreze as que estiverem escurecidas ou murchas. Quebre ou corte-as em pedaços grandes e reserve.
Arrume a salada: Em uma saladeira grande coloque as folhas da alface. Por cima espalhe os pedaços de abacate e por último salpique as as nozes.


Salada básica: Ingredientes:
½ pé de alface
½ pé de rúcula
3 tomates
2 pepinos
Salsa e Cebolinha
Alho 1 dente
Cebola de cabeça média
Vinagre 2 c. sopa
Azeite Oliva: 1 c. sopa
Sal 1 c. de chá.
Molho Inglês 1c. sopa
Modo de Fazer:
Pique o alface em pedaços médios, pique os tomates em pedaços pequenos, e os pepinos.
Depois junto tudo em uma tigela com a rúcula, coloque o azeite, sal, esprema o limão, pique a cebolinha e a salsa, rale a cebola de cabeça, adicione o vinagre e o molho inglês